A inspeção em sistemas de segurança contra incêndio em edifícios residenciais, comerciais pequenas e grandes empresas, consiste no direcionamento das melhorias necessárias para garantir as condições adequadas de segurança dos ocupantes da área, reduzindo o potencial de danos e perdas materiais e humanas em decorrência de um sinistro.
Cada vez mais empresas e condomínios estão terceirizando estes serviços com empresas especializadas do segmento.
Este serviço consiste em verificar:
1. Sistema de detecção e alarme de incêndio
- Efetuar a inspeção visual nos equipamentos que fazem parte do sistema como centrais, acionadores, detectores fumaça e de calor, avisadores sonoros e visuais.
- Realizar testes e disparo geral.
2. Saídas e sinalização de emergência
- Verificar se há algum material que possa obstruir a saída das pessoas, as condições dos corrimãos e sinalização do local, fechamento e vedação das portas corta fogo.
- Se todos equipamentos de segurança estão devidamente sinalizados.
3. Extintores de incêndio
- Se extintores existentes no local estão de acordo com a classe e risco, verificar as condições dos manômetros, lacres, travas de segurança, anel e selo de inspeção e validade do ensaio hidrostático dos equipamentos.
4. Iluminação de emergência
- Vistoriar e realizar teste de todas as luminárias.
5. Sistema de Hidrantes
- Verificando as condições e o tipo das mangueiras, selo de inspeção, manutenção e ensaio hidrostático das mangueiras em conformidade com a Norma ABNT NBR 12779; condições dos anéis de vedação, juntas de uniões das mangueiras, adaptadores e esguichos e sinalização, acesso, lacre entre outras.
- Inspeções periódicas (mensal, bimestral ou trimestral)
- Emissão de relatórios apresentando eventuais não conformidades e suas respectivas ações corretivas.